A logística indoor tem a nobre função de controlar todos os fluxos e movimentações das empresas, abrangendo áreas como manuseio, separação e embalagem (picking, packing), armazenagem, gestão de estoque, expedição, distribuição, abastecimento da cadeia de produção, entre outras operações.

Para cada processo, são realizadas atividades e rotinas em plena sintonia com as estratégias e metas estabelecidas.

Graças à logística indoor, as empresas funcionam de acordo com uma eficiente rotina, que permite que materiais certos estejam disponíveis na hora e no local corretos. Ou seja, a logística indoor é a responsável pela organização de todos os fluxos internos. Faz a maior diferença no fluxo das empresas, especialmente e-commerce.

Logística indoor na prática

Se a logística indoor, que engloba todo o processo de recebimento, guarda controle e distribuição dos materiais utilizados dentro de uma organização, é um fator primordial para a obtenção da eficiência e do aumento nas quantidades produzidas nas indústrias, ela é também fator diferencial nas empresas prestadoras de serviço.

O conjunto de processos, muitas vezes empírico e não mapeado, que tem influência direta no resultado e desempenho final das organizações, é mapeado com a logística indoor.

A partir de uma eficiente análise, pode-se determinar e traçar um planejamento de logística que contribua para melhorar o fluxo de materiais e informações  existentes  nas  empresas,  visto  que  a  melhoria  dos  processos organizacionais é gerada a partir da melhoria dos processos de fluxo de materiais e informações.

Na prática, a gestão de todas as etapas da cadeia logística indoor, apoiada pela tecnologia, inclui:

  • administração de materiais e recursos, com a realização de um levantamento preciso das necessidades de cada área da empresa, reunindo informações de todo o necessário para a produção e distribuição.
  • administração de compras, selecionando os melhores fornecedores, tipos de matéria-prima, quantidades e preços.
  • serviços de apoio administrativo à área de Suprimentos, com follow-up, logística de materiais, etc
  • recebimento de materiais diretos e indiretos, validando suas especificações técnicas e comerciais.
  • serviços de apoio aos processos de produção.
  • serviços de embalagem, armazenagem, separação e expedição de produtos
  • estudo dos melhores métodos e técnicas para armazenamento: proteção, conservação e controle de todos os produtos disponíveis em estoque
  • Gestão de almoxarifado e armazém, com serviço de recebimento, conservação e armazenagem de materiais diretos e indiretos.
  • análise de transporte, métodos, sistemas e equipamentos utilizados na distribuição, além dos prazos de saída e entrega das mercadorias para o consumidor.
  • definição do meio de transporte ideal para a distribuição das mercadorias, dos profissionais responsáveis, do controle e prazos de entrega.

 

Vantagens da logística indoor

Quando bem aplicada, a logística indoor permite o desenvolvimento de estratégias que determinam o sucesso de uma empresa em termos de custo, rapidez e qualidade.

  • Movimentação adequada de materiais;
  • Redução de estoques;
  • Redução de custos;
  • Maior aproveitamento da mão de obra;
  • Otimização da cadeia de suprimentos;
  • Melhor utilização do espaço da empresa;
  • Agilidade nos processos internos;
  • Aumento da produtividade

 

Diferencial competitivo

A logística indoor é um dos grandes diferenciais da Sequoia, uma das maiores operadoras logísticas de e-commerce do país.

A Sequoia, empresa de logística indoor e outdoor de distribuição para o consumo, se destaca pelo continuo aprimoramento em serviços de logística e transporte, com a aplicação de soluções tecnológicas customizadas, completas e integradas para empresas de todos os segmentos.

Para se ter ideia, a Sequoia atende mais de 22 milhões de pedidos por ano no e-commerce; e, para Bancos e Meios de Pagamentos, faz 2 milhões de atendimentos por ano em todo o Brasil.

A Sequoia possui grande diferencial competitivo, que é o estoque de produtos dos clientes em seus galpões, possibilitando aceleração no fluxo e impacto direto no prazo de entrega, que muitas vezes consegue ser menor que o previsto em até um dia – o que é importante nos dias atuais em que os clientes querem máxima agilidade e qualidade na entrega de seus produtos.

Os serviços especializados da Sequoia incluem armazenagem, manuseio, assistência técnica, picking, packing, expedição, distribuição door to door, courier, Reversa, rodo e lotação.

Para isso, conta com estrutura grandiosa:

– Mais de 150 mil posições paletes;

– Mais de 140 mil m² de área de armazenagem;

– Mais de 4 mil funcionários diretos;

– Operações em locais estratégicos;

– O maior operador logístico de e-commerce do Brasil;

– Frota com mais de 500 veículos, 100% rastreados

Entregas rápidas

Com flexibilidade e soluções inovadoras para entregas rápidas, como “same day delivery”, a Sequoia realiza operações capazes de fazer entregas entre incríveis 4 e 6 horas após o pedido do cliente.

“É importante se colocar no lugar do cliente final. Ele quer velocidade e informação em relação à compra efetuada e precisamos atender a essas expectativas. No início das operações logísticas, estava bom fazer chegar em até 30 dias. Depois foi aperfeiçoando, passou para 2 dias, 12 horas e hoje já se fala em minutos. Por isso, é importante se colocar no lugar de todos os participantes dessa cadeia, para entender o que cada um precisa nesse processo”, diz Luiz Biazzi, diretor de operações para logística indoor da Sequoia.

Soluções inovadoras

As soluções planejadas pela Sequoia têm o objetivo de proporcionar mais economia, eficiência e lucratividade aos negócios dos clientes.

Para isso, conta com diferenciais:

  • Atendimento Omni Channel: todos os canais de distribuição integrados;
  • Customização dos Serviços: armazenagem, picking, packing, expedição e distribuição door to door;
  • Flexibilidade: garantia de soluções eficazes para melhor atender cada cliente:
  • Tecnologia de última geração: soluções digitais para a cadeia logística, gestão de pedidos, Vertical Shuttle, WMS e TMS próprio;
  • Central de monitoramento: câmeras 24 horas e segurança garantida por equipamentos rastreados, moderna torre de controle para atuar preventivamente.