A logística, cujo foco é voltado para a otimização dos processos e resultados, é uma área estratégica nas empresas.

Ela faz tanta diferença na rotina empresarial que deu origem a outro conceito: a logística integrada, que busca melhorar a comunicação entre pessoas e áreas, tanto dentro quanto fora da empresa, integrando as atividades.

Se a logística atua sobre processos operacionais, como a gestão de estoque e a de transportes, a logística integrada gerencia cada etapa do ciclo de vida de um produto – área de compras, processo produtivo, movimentação, distribuição, fluxo de informações – de maneira mais estratégica.

Para alavancar os resultados da empresa, o conceito de logística integrada tem papel fundamental no atual modelo de relacionamento entre os clientes e as empresas.

A logística integrada foi viabilizada graças aos avanços tecnológicos e à necessidade de as empresas se adaptarem às demandas de agilidade, custos reduzidos, qualidade e boas experiências, atualmente exigidas pelo consumidor.

Basta imaginar o estoque de uma loja virtual que não está integrado com a plataforma de e-commerce, pois os setores envolvidos na cadeia de suprimentos não estão integrados. Quando uma venda for realizada, pode acontecer de o produto não estar disponível no estoque… Já pensou?

Assim, a logística integrada organiza todas as atividades dos setores da empresa de modo simultâneo e organizado, desde a origem da matéria-prima até o transporte e distribuição dos produtos ao consumidor.

Diferença entre logística e logística integrada

Antigamente, a logística gerenciava apenas os estoques, a movimentação e o transporte.

A logística integrada é responsável pelas tarefas de compras, armazenamento, processos produtivos e as demais etapas de transporte. Além disso, acompanha as atividades dos fornecedores e clientes para integrar os processos amplamente.

E permite que haja interatividade e integração entre os processos e os diversos setores da empresa. Sua função é gerenciar de forma mais estratégica a cadeia de suprimentos.

Como funciona a logística integrada

A comunicação é o cerne da logística integrada.

Para promover uma verdadeira integração, o compartilhamento de informações de cada área é fundamental e absolutamente necessário para a tomada de decisões mais acertadas.

Por exemplo, o setor de estoque de uma empresa fornece informações ao setor de compras para avaliação do que é necessário comprar.

O setor de compras, por sua vez, aciona o fornecedor a fim de adquirir a quantidades adequada dos produtos — suficiente para atender a demanda, evitando faltas e excessos.

Todas as informações são compartilhadas por meio de um software que controla todo o fluxo e comanda as diversas atividades.

Mas é preciso determinar quem serão os responsáveis pelas várias atividades envolvidas, e que controle terá cada etapa.

A logística integrada contempla desde o recebimento da matéria-prima até a logística reversa, passando por todas as fases de transporte dos produtos, incluindo:

  • Recebimento dos fornecedores;
  • Processos dos setores de compras;
  • Produção;
  • Armazenagem;
  • Distribuição de mercadorias;
  • Processos de entrega dos produtos aos clientes;
  • Acompanhamento das atividades de seus Fornecedores e Parceiros;
  • Logística reversa.

Vantagens da logística integrada

Ao organizar todas as atividades dos setores da empresa de modo simultâneo e otimizado, desde a origem da matéria-prima até o transporte e distribuição do produto ao consumidor final, colhe-se vantagens:

  • Maior controle sobre o fluxo logístico;
  • Redução de custos operacionais,
  • Processos otimizados e organizados;
  • Agilidade da área de produção;
  • Confiabilidade das Informações;
  • Minimização de desperdícios;
  • Diagnóstico precoce e solução de falhas e erros, que podem gerar custos;
  • Redução de tempo de movimentação de produtos;
  • Alinhamento de todos os processos;
  • Planejamento eficaz

O que sua empresa ganha com a logística integrada

1 – Melhoria na gestão de materiais

A gestão de estoque é fundamental para garantir o suprimento da demanda ao mesmo tempo em que é capaz de reduzir os custos operacionais.

Com a logística integrada, a administração não se limita às operações do armazém: começa no setor de compras, com as aquisições adequadas, e vai até o momento em que o cliente recebe o pedido.

O acompanhamento de cada etapa permite identificar as falhas e as ações necessárias para otimizar o fluxo dos produtos.

2 – Agilidade nos processos

A melhoria na comunicação — proporcionada pelo compartilhamento de informações — torna os processos mais ágeis e reduz o índice de erros. Da mesma forma, as decisões passam a ser tomadas com base em informações amplas e confiáveis, promovendo agilidade.

Assim, o processo segue um fluxo contínuo, sem interrupções por falta de informação de uma ou outra etapa ou por falta de sincronia.

3 – Aumento da produtividade

A correção de falhas e otimização dos processos ao longo da cadeia de suprimentos ajuda a identificar o melhor método de trabalho: melhorias no ambiente, como a mudança de layout; a eliminação de etapas desnecessárias, e melhor estrutura das equipes, tornando os profissionais mais produtivos e eficientes.

4 – Redução de custos

A redução de custos também é um dos benefícios da logística integrada, e pode ser alcançada por meio do aumento da produtividade, diminuição de erros e necessidade de retrabalhos, redução de desperdícios, etc.

5 – Integração de informações

O uso de plataformas automatizadas de gestão que trabalham de forma integrada, permite ter uma noção ampliada de tudo o que acontece.

O acesso rápido a dados e informações úteis ao trabalho contribui para uma tomada de decisão mais eficiente, além de facilitar o acompanhamento de métricas e indicadores logísticos, como eficiência, produtividade, etc.

6 – Otimização na gestão de riscos

Com a automação logística, grande parte dos riscos envolvidos nos diversos processos e etapas são eliminados.

Atrasos nas entregas, por exemplo, se tornam mais raros, pois a automação permite controle mais amplo das tarefas, potencializando o acompanhamento e identificação de falhas e gargalos antes que gerem problemas.

Além disso, a automação ajuda a melhorar a segurança nos deslocamentos das cargas, por meio do monitoramento em tempo integral da frota, roteirização etc.

Aposte na logística integrada

Investir recursos e dedicação na logística integrada é, sem dúvida, uma necessidade do mercado atual. Mais que isso, é uma questão estratégica para tornar seu negócio mais competitivo.

Se você está convencido de que precisa implantar a logística integrada em sua empresa, entre em contato com a Sequoia.

Maior operadora logística de e-commerce e tecnologia do país, com expertise em soluções logísticas completas e integradas, a Sequoia oferece as melhores soluções de acordo com as necessidades de cada empresa.