Empresas que precisam lidar com transporte de cargas estão apostando cada vez mais em ferramentas de automação de entregas.

Isso porque, conforme as margens de lucro das empresas diminuem e os consumidores se tornam mais exigentes, encontrar soluções inteligentes se tornou uma tarefa rotineira e indispensável para quem deseja se manter competitivo no mercado brasileiro.

A Inteligência Artificial, por exemplo, tem sido amplamente utilizada para manter um roteiro alinhado com o planejamento e gestão de entregas.

Uma ferramenta que utiliza a Inteligência Artificial irá “aprender” com os dados informados por seus usuários e, ao mesmo tempo, aplicar as ações necessárias para otimizar todos os processos que envolvem a gestão logística.

Problemas de mobilidade: precisamos falar sobre isso

Com a redução dos horários de circulação de alguns tipos de veículos e outras regras urbanas relacionadas ao transporte de caminhões em grandes cidades, como São Paulo e Porto Alegre, a questão da mobilidade e suas restrições interferem muito mais no planejamento das entregas.

É preciso levar em consideração a dimensão de cargas, consumo de combustível, fluxo e velocidade das vias, impedimentos de trânsito, pedágios, condições climáticas e centenas de outras variáveis que afetam diretamente o cumprimento dos prazos, custos operacionais e integridade dos produtos transportados.

A aplicação de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial consegue organizar os dados de forma automatizada e, consequentemente, executar uma logística mais ágil e econômica.

Separamos algumas dicas práticas que utilizamos aqui na Sequoia, para entregar uma logística ágil e econômica. Confira:

1. Defina as informações mais importantes a serem coletadas

Extensões das rotas, previsão do tempo de percurso, custos com o combustível e incidência de pedágios no decorrer das rotas são exemplos de informações importantes de se coletar numa gestão de logística.

Para a roteirização ser a mais realista possível, procure sempre consultar sua equipe sobre eventuais informações que possam surgir durante a execução da estratégia e, principalmente, incentive sua participação na roteirização das entregas.

O AgileProcess, por exemplo, é um sistema de gestão de entrega que utiliza Inteligência Artificial e é capaz de coletar e gerenciar todas as informações relacionadas a logística da empresa, buscando automaticamente as alternativas mais viáveis e econômicas para cada entrega.

2. Organize essas informações numa plataforma intuitiva e rápida

Dê preferência para um sistema que trabalhe com machine learning, uma vez que ele fornece e organiza as informações coletadas através de uma avaliação baseada nas experiências de outros usuários e não apenas no “achismo”, muito comum de empresas mais conservadoras.

3. Crie processos padronizados para criação de rotas

Não há como lidar com os imprevistos sem determinar previamente quais as medidas a serem tomadas (e por quem) em caso de anormalidades.

Por isso, também é importante focar no desenvolvimento de processos (baseados nas experiência de sua equipe) e definir um plano de ação para cada imprevisto que possa ocorrer no futuro.

4. Analise e faça melhorias com o tempo

Não existe maior aliada da otimização de processos do que a experiência de mercado. Aperfeiçoamentos surgem à medida que um gestor analisa e determina o que deve ser alterado ou quais inovações precisam ser feitas para revolucionar a logística da empresa.

Portanto, incentive uma cultura de análise de performance e nunca considere que a logística da empresa atingiu um nível máximo de aperfeiçoamento.

Aposte em uma logística reconhecida no país

A automação das entregas é o que deixa a logística da empresa ágil e econômica. Através disso, é possível adaptar a operação e entregar mais.

Inteligência Artificial não é mais o futuro, é o presente. Não fique para trás, entre em contato com a Sequoia para você entregar mais também!

Maior operadora logística de e-commerce e tecnologia do país, com expertise em soluções logísticas completas e integradas, confie nas tecnologias de ponta e na Inteligência Artificial que a Sequoia oferece, de acordo com as necessidades de cada empresa.